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O que a DMA faz?

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O que a DMA faz?

SUPERVISÃO PSICOPEDAGÓGICA COM ABORDAGEM NA PESPECTIVA ESPECÍFICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

“Integração refere-se mais especificamente à inserção de alunos com deficiência nas escolas comuns… A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional.” (Mantoan,2013)

Segundo Roth e Pilling (2008), cabe ao supervisionado o relato honesto do seu trabalho e ao supervisor orienta-lo, baseado em referencial teórico que fundamente as práticas com comprovações científicas e aplicabilidade na intervenção, a fim de facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades do psicopedagogo supervisionado.

 

SUPERVISÃO ONLINE TEM COMO OBJETIVO:

  • Elaborar estratégia que sistematize a prática clínica ou institucional para cada realidade;
  • Criar e rever protocolo que seja adequado às necessidade e realidades do aprendiz (paciente);
  • Discutir a avaliação diagnóstica;
  • Elaborar Plano de Desenvolvimento individual em parceria com a família e escolar a fim de incluir a criança;
  • Elaborar escopo para de trilho dos atendimentos;
  • Estudar casos, dentre outras demandas que poderão surgir no decorrer do processo de supervisão.

 

OS REQUISITOS PARA SUPERVISÃO ONLINE:

  • Via plataformas digitais: zoom, meet, whazzap via chamada de vídeo, com tempo de duração de 1 hora;
  • Valor por atendimento: R$ 150,00/h, por meio de transferência bancária, a ser efetuada com antecedência de 24h;
  • Materiais: precisam ser enviados com 4 dias de antecedência;
  • Atendimento: com agendamento;
  • Elaboração de projetos de intervenção institucional;
  • Postura clínica: atendimento direto com o cliente aprendiz (paciente) e indireto família e escola;
  • Como o objetivo de alcançar os resultados;
  • Estabelecimento de metas: mensuráveis no decorrer do processo de intervenção ou de avaliação; de forma que todos os envolvidos no processo tenham clareza dos objetivos e do progresso, rumo à meta.

 

 

ORIENTAÇÃO ADMINISTRATIVA

  • Passos para um plano de negócio;
  • Definição da abordagem clínica ou institucional,
  • Mapeamento para avaliação e investigação das possíveis hipóteses diagnósticos, dentro da realidade cada cliente.

 

CURSOS INDICADOS

Os cursos estão hospedados em outras plataformas segue links:

https://jeitoemgestaorh.com.br/site/cursos/manual-de-praticas-para-uma-clinica-bem-sucedida-na-educacao-inclusiva/

https://jeitoemgestaorh.com.br/site/cursos/roteiro-de-sobrevivencia-para-pais-em-home-office/

https://www.udemy.com/course/manual-de-praticas-para-uma-clinica-psicopedagogica/?referralCode=A6CD13FD6B97165C3CB3

https://www.udemy.com/course/roteiro-de-sobrevivencia-para-pais-em-home-office/?referralCode=6CA4481471C73DEEF528

 

 

CONSULTORIA ESCOLAR AVULSA

  • Com sistema de horas avulsas pré-pagas;
  • As horas poderão ser utilizadas de acordo com a demanda da instituição.

 

SERVIÇOS PRESENCIAL E ONLINE

  • Em orientação;
  • Na elaboração de plano de ação individual;
  • Na prática pedagógica inclusiva;
  • Acompanhamento em reuniões com familiares;
  • Gestão de documentação com base da lei brasileira de inclusão.

 

A DMA Clínica Psicopedagógica estuda o indivíduo em sua totalidade e unicidade levando em consideração os aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A DMA acredita que a partir do momento em que o indivíduo reconhece seu próprio mecanismo no processo de aprendizagem, ele potencializa suas habilidades e favorece o desenvolvimento das competências.

O objetivo da DMA é interagir com o indivíduo a fim de promover o autoconhecimento do seu processo de aprendizagem, favorecendo o seu desenvolvimento em todos os aspectos, quer seja no âmbito familiar, social, na autoestima ou na realização pessoal ou profissional.

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia.

 

ATUAÇÃO E METODOLOGIA

  • A escola mudou;
  • Novas tecnologias e metodologias ingressaram no cotidiano escolar.
  • Paradigmas ultrapassados ou esgotados perdem espaço para paradigmas emergentes e inovadores

Apesar de toda a mudança tecnológica ainda não se conseguiu diminuir o compartimento e isolamento da escola em relação à realidade de cada educando.

É neste contexto que entra o psicopedagogo, ajudando uma escola atenta e sem “pré-conceitos” a detectar com imparcialidade a real problemática da instituição escolar.

Seu principal papel é olhar em detalhe, numa relação de proximidade, porém não de cumplicidade, como afirma Césaris (2001); facilitando o processo de aprendizagem.

Com vasto cabedal teórico, a Psicopedagogia tem diversos e diferentes fatores nos quais se basear para tentar explicar eventuais entraves no processo de aprendizagem, passando a assumir um papel mais abrangente, “cujo principal objetivo é a investigação sobre a origem da dificuldade de, bem como a compreensão de seu processamento, considerando todas as variáveis que intervêm neste processo”, como afirma Rubinstein (1992, p. 103).

  • ATENDIMENTO CLÍNICO ( PRESENCIAL E ON LINE);
  • ATENDIMENTO INSTITUCIONAL (PRESENCIAL E ON LINE);
  • ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL;

 

FONTES DE PESQUISA

MOANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna,2013.

ROTH, A. D.; PILLING, S. A competence framework for the supervision of psychological therapies. 2008. Disponível em: <http://www.ucl.ac.uk/CORE/>. Acesso em: 10 out. 2010.

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872012000300013 28/07/2020